7D Bem-Vindos

Este blog é sobre os trabalhos do 7D Santa Maria Açores 2009/2010 criados na disciplina de I.A.M.
Vamos colocar aqui todos os nossos trabalhos realizados e como foram feitos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

peixe-balão

Os tetraodontídeos ( Tedraodontidae), sapo quase sempre chamados de baiacu, peixe-balão ou fugu são uma família da ordem dos peixes Tetraodontiformes. O seu nome cintífico vem da língua grega, que significa “com quatro dentes”. A sua dieta consiste em algas, moluscos, crustáceos e outros invertebrados. Têm a capacidade de inchar o corpo, como se fosse um balão, menos a espécie Lagocephalus laevigatus, que não tem nenhum espinho. Os olhos e os órgãos internos da maioria destas espécies são altamente tóxicos. Mas a sua carne ( chamada de fugu) é muito apreciada no Japão e na Coreia.

polvos

medusa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Peixe-palhaço


Peixe-palhaço, peixe-das-anémonas, peixe-picha é o nome vulgar das espécies da subfamília Amphiprioninae na família Pomacentridae. Existem cerca de 27 espécies, uma das quais pertence ao género Premnas, pertencendo os outros géneros ao tipo Amphiprion. Deve o seu nome à forma desalinhada como nada.
As espécies assim designadas são nativas de uma vasta região situada em águas tépidas do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas regiões. São famosos devido à relação ecológica que estabelecem com as anémonas-do-mar ou, em alguns casos, com os corais. As anémonas dão-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe-palhaço esconde-se dos predadores nas anémonas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

molusco



Os moluscos fazem parte de um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.
Estes animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos) um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes é uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas são estudadas pelos concologistas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Anémonas


A anémona é um animal que vive no fundo do mar e utiliza os seus tentáculos para capturar alimentos. São cnidários que pertencem à classe Anthozoa, que também integra os corais, ordem Acnitiaria.
A anatomia das anémonas-do-mar é muito simples: são pequenos sacos presos ao fundo do mar por um pé adesivo, com uma coluna elevando a um disco oral.
A boca é no centro do disco, contornado por tentáculos armados com muitos Cnidoblastos, contêm cnidae que dão nome ao filo e são uma espécie de “chicotes” também chamados nematocistos, que contêm uma pequena vesícula cheia de toxinas e um sensor. Quando o sensor é tocado, mecanicamente activa o “chicote”, que, parecendo-se com um arpão, crava na presa e injecta o veneno.
O veneno é uma mistura de toxinas, incluindo neurotóxicas, que servem para paralisar a presa. O veneno é altamente tóxico para peixes e crustáceo, que são as presas principais das anémonas-do-mar.
Voltando ao pontencial do veneno, sugeriram que quando o veneno é solto na água afasta predadores em potencial. Os peixes-palhaço são imunes ao veneno.
Tem uma cavidade gastrovascular que funciona como estômago, apenas com um buraco que serve de boca e ânus, alimentos não digeridos e os resíduos são expelidos pela boca/ânus.
As anémonas têm tamanhos variados: vão de 1cm a 2 de diâmetro. Elas podem ter de 10 a centenas de tentáculos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ouriços-do-mar

Os ouriços-do-mar têm corpo esférico ou achatado que não se estende formando braços como a estrela-do-mar. A superfície da sua carapaça está coberta por espinhos. A carapaça dos ouriços-do-mar está dividida por metades por zonas ambulacrárias, onde se encontram os pés ambulacrários. As larvas dos ouriços-do-mar são planctónicas e designam-se por equinoplúteo.
Depois da metamorfose, os ouriços-do-mar passam a ter fgorma de vida pentónica.
Os ouriços-do-mar regulares, de simetria pentarriada, são normalmente espinhosos e deslocam--se com a juda dos pés ambulacrários. O corpo é bolboso e o ânus localiza-se no centro da face oposta à boca. Vivem geralmente em fendas rochosas ou mesmo nas rochas e alimentam-se de algas, que são removidos por um aparelho raspador, composto por inúmeros ossículos, cinco deles funcionam como dentes. O ouriços-do-mar respiram através de brânquias.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

polvo


Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito tentáculos com fortes ventosas situadas à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, mas não tem nem esqueleto interno nem externo. Como meios de defesa, o polvo tem a capacidade de largar tinta para se camuflar e fugir.
Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados, que caçam com os tentáculos e matam com o bico ósseo. Para o ajudar a caçar, os polvos possuem visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que se apercebem da cor.

Estrelas-do-mar


As estrelas-do-mar são animais marinhos. O corpo delas pode ser liso, granuloso ou com espinhos. Elas podem ter de quatro até doze braços. O corpo é duro e rígido e pode ser quebrado mas volta a crescer. A estrela-do-mar pode dobrar-se e girar os braços quando anda ou quando ela esta em espaços apertados como fendas entre rochas e outros locais. O corpo das estrelas-do-mar tem simetria pentarriada, ou seja pode ser dividida por 5 partes.
As estrelas-do-mar podem ter entre alguns centímetros ou um metro de diâmetro. Ela move-se usando a retracção e a distensão dos seus pés. A respiração é através das brânquias e a sua reprodução pode ser feita através da regeneração, se um dos braços da estrela-do-mar for cortado ou arrancado pode criar uma estrela-do-mar nova.